segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A regra é clara... e burra!

Eram decorridos 13 minutos do segundo tempo. Aproveitando um lançamento primoroso de Pet, Adriano supera o zagueiro adversário na corrida e com um lindo toque faz a bola encobrir o goleiro do Coritiba e morrer no fundo do gol. Golaço! Gol de artilheiro! A Nação Rubro-Negra vai à loucura no Maracanã. Adriano também. Ele dispara em direção à torcida e tira a camisa antes de demonstrar toda a sua euforia pelo que acabara de fazer. Um lance digno de muita comemoração. Mas, ao retornar para o campo de jogo, Adriano recebeu cartão amarelo. O juiz da partida simplesmente aplicou a regra. Eis o “x” da questão.

O sujeito que estabeleceu esse tipo de punição é desprovido de bom senso. É, com toda certeza, gente que nunca fez um gol na vida. Que nunca frequentou uma arquibancada. Trata-se de alguém frustrado, recalcado. Alguém que se incomoda com a alegria alheia. Ou há outra explicação para essa sandice? Punir um atleta porque ele tirou a camisa ao comemorar um gol é grotesco, é tosco!

Qualquer um sabe que o gol é a razão de ser do futebol, exceto o Parreira, que afirmou ser apenas um detalhe. Qualquer um que já jogou uma pelada sabe que comemorar um gol não é algo para ser feito comedidamente. Fazer um gol legitima ao artilheiro uma comemoração livre de protocolos. E não foi um gol qualquer. Não foi num estádio qualquer. Não foi diante de uma torcida qualquer. Foi um golaço, no Maracanã, diante da inigualável e incomparável torcida do Flamengo!

Como se não bastasse a palhaçada de punir quem “se excede nos dribles” porque isso humilha os adversários, querem punir quem extravasa no momento mais importante de um jogo. Daqui a pouco, esses sandeus que fazem as leis do futebol vão exigir que o artilheiro, ao fazer um gol, peça desculpas ao goleiro adversário. Vade Retro!



5 comentários:

  1. Não acompanho e nem sou fã de futebol como sabes, mas tinha conhecimento dessa regra e sempre me questionei o motivo da existência dela.

    Quem a criou deveria ter 4 mamilos.

    ResponderExcluir
  2. Isso é um absurdo. Os patrocinadores, o dinheiro, tomam conta de tudo! Por vezes eles até escalam o time. E a polêmica com o Ronaldo na Copa... Dá muita raiva!
    Se o jogador não ofender ninguém, acho que ele pode fazer o que quiser. Que ele tire a camisa e extravase a energia como merece. Se o juiz não quiser esperar, que não espere e o “artilheiro” que corra atrás pra não chegar atrasado. Agora punir com cartão... a meleca do patrocínio ocupa todo uniforme mesmo, se ele tirara camisa vão ficar só 20 logos a menos aparecendo na tv.

    Lê esse post do Ricardo Perrone. http://www.ricaperrone.com.br/?p=4094

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Criaram essa regra por razões mercadológicas. Isso é óbvio, fechado? Mas também concordo que exigir dum cara que acabou de marcar um golaço, um gol super importante (vá lá: qualquer gol!) que ele fique comportadinho em campo é muita sacanagem! Se a torcida vai ao delírio, imagina o cara que fez o gol, por mais profissional que seja!

    Isso me lembrou Arthur Maia: "Se é bom ouvir imagina tocar"

    ResponderExcluir
  5. vai falar a voz da sabedoria: "Isto é coisa de algum velho barrigudo, invejoso por não ter aquela barriginha tanquinho espetacular que um jogador de futebol exibe com justiça." Aaaaaaaaaaaa
    Ponto alto do futebol brasilero, não me lembro o ano nem contra quem, só me lembro do que interessa: cássio trocando de roupa com o goleiro em campo para substituí-lo numa final.
    visões maravilhosas que o futebol e o flamengo nos proporcionam...

    ResponderExcluir