segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Uma atriz completa


Ouvi falar dela pela primeira vez em 1998. Era a sua estreia no cinema e, de cara, uma estreia como protagonista. Foi no filme A Ostra e o Vento que Leandra Leal começou a mostrar um talento que encanta e cativa cada vez mais. De lá para cá são inúmeros sucessos, vários papéis marcantes em uma carreira pontuada por escolhas certas. Três trabalhos recentes - no cinema, na TV e no teatro - serviram para minha admiração se transformar numa quase veneração.

Em Nome Próprio, filme de Murilo Salles, Leandra Leal é onipresente na tela. Todas as cenas giram em torno dela. Interpretando uma jovem que pratica a “autoexposição intensa” em um blog, sem qualquer pudor, Leandra faz um papel que poucas atrizes teriam coragem e, principalmente, competência para fazer. É impossível relaxar vendo cenas que retratam alguém tão “over”, bebendo e fumando o filme inteiro, numa atuação (clichê, aqui vou eu) visceral!

Em Decamerão – A Comédia do Sexo, de Jorge Furtado, ela interpreta Isabel, esposa de Filipinho, papel de Daniel de Oliveira (rapaz de sorte). A série exibida pela Globo tem texto e direção fantásticos, elenco recheado de feras como Lázaro Ramos e Matheus Nachtergaele, e uma Leandra Leal linda, discreta e tímida, ensinando a muita mulher que é possível (e desejável) ser sensual sem ser vulgar. Espetacular!

Em Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, ela dá vida à Alaíde, a protagonista, que é vítima de um atropelamento e, enquanto é atendida no hospital, transita pelos planos da alucinação, da memória e da realidade. Confesso que tentei, mas foi impossível olhar para outra coisa no palco. Esbanjando talento, beleza e graça acima da média, Leandra Leal hipnotiza, fascina e emociona!

Um comentário: