
Esta semana, uma pesquisa da revista Forbes revelou que o Rio é a cidade mais feliz do mundo. Na boa, eu queria saber os critérios que esses pesquisadores utilizam para chegar a esses resultados. Se o Rio é a cidade mais feliz do mundo, coitada da cidade que ocupa... sei lá...tipo assim... a décima posição. Nosso prefeito aproveitou para tirar uma casquinha, óbvio, e mandou a pérola que segue: “É mais um reconhecimento da qualidade de vida da nossa cidade. O mundo descobriu o que nós já sabemos: o Rio é o melhor lugar pra viver e para trabalhar. Que outra cidade é capaz de reunir com tanta perfeição natureza, cultura e vida urbana? É um orgulho saber que a alegria dos cariocas ganha fama e o imaginário internacional. Eu posso garantir que não existe prefeito mais feliz do que o da cidade maravilhosa."
Pois eu posso garantir que o cidadão carioca não está feliz, não senhor! Eu nem vou enumerar os problemas crônicos da cidade porque vai me dar tendinite. Façamos o seguinte: vamos verificar algumas das 83 promessas de Eduardo Paes ao assumir a prefeitura. Já faz nove meses que ele assumiu o cargo, portanto penso que já dá para cobrar algumas coisas.
TRANSPORTE
1. Implantar o bilhete único, que permite ao usuário pegar mais de uma condução pagando só uma tarifa. Mas o sistema terá de se sustentar sozinho. "Não vou subsidiar empresas de ônibus". 2. Licitar as cerca de 400 linhas de ônibus do município e reorganizar o sistema.
3. Legalizar e licitar as linhas de vans, e regulamentar o transporte complementar.
Comédia...(tragédia!)... as empresas de ônibus fazem o que querem na cidade: possuem frota velha, tumultuam o trânsito (são 85 linhas só na Av. Rio Branco!),... copiando a frase de uma criança lida em O Globo: “Mãe, ali um ônibus cheio de ninguém”. Das vans eu não vou falar porque quero evitar os palavrões.
TRIBUTOS
1. Não aumentar o IPTU. Engordar a receita por meio da base de arrecadação.
2. Implantar a nota fiscal eletrônica, que permite acompanhar on line a emissão de comprovantes que geram arrecadação de ISS. O sistema é um meio de aumentar a arrecadação sem subir impostos.
Vou esperar o início do próximo ano acreditando no IPTU congelado assim como espero Papai Noel no Natal.
EDUCAÇÃO
1. Instituir aulas de reforço em todas as escolas municipais, contratar mais professores e investir em qualificação e remuneração.
2. Ampliar o Ônibus da Liberdade (transporte gratuito a alunos).
3. Criar o Fundo Municipal de Apoio à Pesquisa.
“Contratar mais professores e investir em qualificação e remuneração”... Puxa, que lindo! Não vou dizer o salário dos professores da rede municipal de ensino porque vocês não vão acreditar mesmo. Aliás, salário uma ova: ajuda de custo!
LIXO
1. Não levar o aterro sanitário para Paciência.
Ok, o trocadilho é infame, mas vamos ter paciência.
SAÚDE
1. Ampliar o Programa Saúde da Família, que no Rio, hoje, tem cobertura de apenas 7%. Criar 60 consultórios de Saúde da Família, funcionando em três turnos.
2. Colocar os postos de saúde abrindo às 6h e fechando às 20h, com plantão permanente de clínicos, pediatras e ginecologistas.
3. Criar um programa de atendimento domiciliar ao idoso. Criar 20 centros de convivência dos idosos. Readequar as instalações dos centros de saúde municipais pondo rampas, elevadores e outras facilidades.
4. Construir o Hospital da Mulher, em Realengo; uma maternidade em Campo Grande, além de reativar a antiga Maternidade Leila Diniz. As gestantes que fizerem seis consultas de pré-natal vão receber um documento garantindo a maternidade onde terão o filho.
5. Construir cinco centros de reabilitação para deficientes.
6. Criar 150 equipes do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI) e implantar 20 Lares do Idoso.
Sou a favor de que prefeitos, governadores, deputados, senadores, vereadores usem o sistema público de saúde. Não é incoerente uma pessoa não usar um serviço que ela oferece? Sei lá... tipo assim... é como se um vendedor da Coca-Cola só bebesse Pepsi.
CAMELÔS
1. Ordenar, regularizar as áreas em que pode haver camelôs, dar licença e fiscalizar. Mas "a Guarda Municipal não vai bater em camelô".
Essa ressalva entre aspas aí no finalzinho é sensacional. Um passeio pelo Centro da cidade e a gente percebe exatamente isto em relação aos camelôs: ordem!
TURISMO E MEIO AMBIENTE
1. Levar saneamento básico a 100% da Zona Oeste em parceria com o governo do estado.
2. Transformar o Porto e o entorno do Maracanã em áreas turísticas. Investir na promoção da cidade no país e no exterior.
3. Transformar Copacabana em capital brasileira do turismo de terceira idade.
Copacabana está mais para capital brasileira de pedintes, moradores de rua, pivetes e afins...
Ufa!!!! Chega!!! É muita promessa, muita conversa... o sujeito é cara de pau à beça!
Agora, fica a dúvida: por que nosso prefeito diz que não há prefeito mais feliz do que ele?