segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pequena - que pena!

Faltam quatro rodadas para o término do campeonato brasileiro. Surpreendentemente, o Flamengo está em terceiro lugar, um ponto atrás do Palmeiras (o segundo) e dois atrás do São Paulo (o líder). Se considerarmos a matemática, são poucas as chances de o Flamengo conseguir o título. Se considerarmos o que vêm jogando os três times citados, são enormes as chances de dar Mengão Campeão.

Isso não significa que o Flamengo esteja jogando muito bem. Honestamente, acho que se trata de um futebolzinho meio insosso. Mas o que os dois times paulistas que estão à frente do Flamengo estão jogando é sofrível. Dá raiva! Palmeiras e São Paulo vêm tendo atuações abaixo da mediocridade e, se o futebol fosse um esporte justo, o título ficaria com o Flamen... Cruzeiro.

Mas o que me motivou a escrever este texto foi o resultado de uma pesquisa feita com torcedores do Botafogo. Explico: o Botafogo vai enfrentar São Paulo e Palmeiras e, para não correr grandes riscos de um novo rebaixamento – ele disputa contra Fluminense e Coritiba a última vaga para a Segunda Divisão -, o alvinegro tem que vencer as duas partidas. Todavia, vencendo os paulistas, o atual trivice carioca ajudará bastante o Flamengo. A pesquisa feita com os botafoguenses girava em torno da seguinte questão: você prefere escapar do rebaixamento, ajudando o Flamengo a ser campeão brasileiro ou ser rebaixado, evitando o título rubro-negro? Deu a segunda opção na cabeça! E com sobras!

Há outros fatores que foram ignorados pela pesquisa (de nada adianta Palmeiras e São Paulo serem derrotados se o Flamengo não vencer seus próximos jogos), no entanto fica claro que o nível de ridicularia da torcida do Botafogo – salvo raríssimas exceções - é insuperável.

Já cansei de ouvir que torcedor do Flamengo é ridículo porque “seca” os rivais, como se os rivais não secassem (e como!) o Flamengo. A eliminação do Flamengo na Libertadores por um time do México no ano passado foi motivo de carreata na Rua das Laranjeiras. Quando comemoramos a derrota do Fluminense na final da mesma competição, que, ao contrário de nós, eles nunca conquistaram, fomos execrados.

A gozação é saudável e bem-vinda. Faz parte do futebol tripudiar sobre o adversário derrotado. O torcedor do Flamengo não tem culpa de fazer isso com mais frequência do que os outros. Agora, preferir ver o time rebaixado a escapar da degola só porque isso beneficia o rival é prova cabal de que nada é tão pequeno quanto a pequenez da torcida do Botafogo.


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Conversei com várias pessoas sobre isso hj, mas nem sabia dessa pesquisa, que vc viu onde por sinal?
    Todos os flamenguistas e botafoguenses com que conversei falaram bem da campanha do mengão na reta final e todos torcem para Botafogo e Flamengo ganharem seus jogos.
    Aliás, o que é o Fred, heim. Se fosse o Fluminense no lugar do Botafogo botava fé que eles ganhavam todas. O menino tá arrebentando.

    Domingo que vem que vem eu não devo ir por conta da grana, mas no jogo do Grêmio, deixo até de pagar uma conta pra poder estar lá!

    ResponderExcluir
  3. Essa é fácil!

    Parece que o povo tem mesmo memória curta, né? Ano passado, os inteligentes torcedores do Flamengo picharam os muros da Gávea com dizeres mais ou menos assim: "se vcs ganharem do Atlético Paranaense vão morrer!!!", "Marcio Braga, seu FDP, vai morrer"...

    Explico: é que se o Flamengo vencesse o Atlético Paranaense, o Vasco PODERIA não ser rebaixado.

    Os inteligentíssimos urubus, com isso, deixaram de ir à Libertadores. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. O Vasco foi rebaixado por INCOMPETÊNCIA própria. Nenhuma relação com o Flamengo. Comparar as duas situações é bola fora. Um rebaixamento é muito pior do que não participar de uma Libertadores. Duvido que um torcedor do Flamengo prefira ver seu time na segunda divisão a ver um rival campeão.

    ResponderExcluir
  5. Quem disse que o Vasco foi rebaixado por causa do Flamengo? Vc criticou os torcedores do Botafogo, por causa da pesquisa. Isso acontece com todas as torcidas. E te dei o exemplo do ano passado. Em nenhum momento toquei na competência ou não do time do Vasco.

    Justamente por isso a reação da torcida do Fla, pichando os muros da Gávea, foi burra. O Vasco já estava rebaixado e precisaria de uma combinação praticamente impossível de resultados. Mas a torcida rubro-negra, por conta da rivalidade, preferia não correr o risco de "ajudar" o Vasco que ir pra Libertadores. Se ganha, estaria classificado e o Vasco rebaixado. De novo: parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Eu me lembro desse episódio da pichação. As pessoas que eu conheço da cúpula das torcidas do Flamengo criticaram veementemente os "torcedores" que fizeram isso.

    ResponderExcluir
  7. Marta, abrir mão de uma Libertadores (improvável porque também deveria haver uma combinação de resultados) para ver o rival rebaixado é muito diferente de preferir um rebaixamento a ver o rival campeão. Repito: duvido que algum rubro-negro prefira o Flamengo na segundona a um rival campeão.

    ResponderExcluir
  8. Como parte integrante dos mais de 30 milhões da Magnética, rubro-negro de carteirinha e de receita médica faço coro: NUNCA torceria para ver meu time na segunda para evitar um titulo de outro carioca mal vestido. Até porque NADA que eles vençam resultará em qualquer tipo de supremacia diante do Fla.

    ResponderExcluir