terça-feira, 17 de novembro de 2009

É (im)preciso saber viver

Recebi um e-mail com uma mensagem sobre “como aproveitar melhor a vida”. Era pra excluir direto, mas caí na asneira de abrir o arquivo. Depois do karaokê, o PowerPoint foi, sem dúvida, a pior invenção da história. Para intensificar o dano, as letras vinham à prestação, a música de fundo era do Kenny G e as imagens eram de cachoeiras, árvores e bichinhos meigos. Resumo da ópera: palavras torpes saíam da minha boca enquanto a tecla Pg Dn era pressionada freneticamente.

Por que as pessoas fazem isso? Incrível saber que há quem acredite nesses conselhos vagos e genéricos tipo assim: “faça novas amizades”, “pratique uma atividade física”, “cultive bons hábitos”, “escreva uma carta de amor” etc. Mais raso que filme da Xuxa, mais cafona que programa de auditório da Band e mais óbvio que vitória do Flamengo num jogo contra o Botafogo.

Na boa, qual o acréscimo que o destinatário recebe ao ler mensagens assim? Se aproveitar a vida fosse tão fácil, não teríamos o alarmante número de pessoas deprimidas que encontramos por aí. Se fosse simples, as farmácias não se multiplicariam. Se fosse banal como o maldito texto sugere, os terapeutas não trabalhariam tanto.

É certo que complicamos demais. É indiscutível que somos nossos maiores obstáculos. É inegável que vacilamos mais do que deveríamos. Mas sorriso de comercial de margarina e expressão de quem posa para Caras não me convencem. Os sucessos e os fracassos fazem parte da vida de todas as pessoas (ok, o torcedor do Botafogo só conhece o segundo caso). O que as distingue é a maneira como reagem a isso.

Uma pessoa que manda conselhos sobre “aproveitar melhor a vida” num PowerPoint com música do Kenny G cai em contradição. É mais ou menos como organizar uma comissão de ética no Senado.

10 comentários:

  1. Meu caro, é impressão minha ou você atrai música ruim para perto de si? Depois de um texto sobre Mariah, outro mencionando Kenny G? No próximo você fará referência ao Chiclete com Banana, suponho.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, repete comigo:
    "Cara, caramba, cara, caraô..."
    Agora, tira o pé do chão!

    ResponderExcluir
  3. Ah... maldade! O .pps ajuda bastante nas apresentações lá do meu trabalho e o karaokê é algo animado. Tem um na Barra que é com banda ao vivo, tem que ver.

    ResponderExcluir
  4. Evelyn, só a título de confirmação: você é fã da Mariah Carey, gosta de PowerPoint e frequenta karaokê. É isso mesmo? Puxa, honestamente não sei se vou ficar feliz quando você me fizer elogios...

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKK
    Mestre, vc é hilário. A comparação do final do texto foi ótima. Vc vai pegar a turma de execícios para o Bacen?

    ResponderExcluir
  6. Já que o assunto é música e PowerPoint, assistam esse:
    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/cume.pps

    Voltando ao assunto, eu também não consigo entender como alguém pensa que ursinhos e margaridas ao fundo com letrinhas passando feito lesmas com mensagens do tipo "oooohhh!!!!" podem ajudar alguém. Enfim, há gosto pra tudo. Desgosto também.

    ResponderExcluir
  7. Uhu, coitada da Evelyn... Já perdi a conta de quantas vezes pagamos mico no karaokê, né amiga? Ô Luz, o blog tá maneiro, vc tira dúvidas de português por aki? rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Concordo em numero genero e grau!
    defendo uma revolucao na auto ajuda pepeessiana!!
    hahahahaha
    abraco

    ResponderExcluir
  10. Apresentações PPS são uma praga que de vez em quando enchem minha caixa de mails. São deliberadamente deletados antes de serem abertos na maioria das vezes.

    ResponderExcluir