quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Os impostos são impostos pelos impostores

Aproveitando um texto no blog da Pri, trago à tona uma discussão: qual o preço que se paga para não se corromper? Faz alguns meses que fui motivo de chacota (alguém ainda usa essa palavra?) num dos cursos onde trabalho, pois revelei que não tenho carteirinha de estudante e, evidentemente, sempre pago ingressos no valor integral. Todos os professores e funcionários do curso (não são estudantes) riram e, entre outras pérolas, pude ouvir: “Então paga inteira, otário!”, “Larga de ser trouxa!”, “Você quer ser mais justo que o rei...”.

Após esses comentários, revelei também que não compro nem cd nem dvd pirata. Alguns professores que estavam ali lecionam Direito, mas não agem direito. Eles estimulam a pirataria. Havia mais de dez pessoas na sala e todas, exceto o “mané” aqui, usam carteirinha falsa para pagar meia entrada e adquirem produtos piratas. E dormem tranquilas.

O que leva o cidadão a burlar as leis? Alguns infringem a lei porque nem consideram o que fazem uma infração. Outros minimizam o erro, alegando que “não estão prejudicando ninguém”. A explicação mais usada é: “o governo nos obriga a agir assim”. É isso! A postura omissa do Estado, sonegando a nós o que é nosso por direito, legitima o ilegal. Esse é o raciocínio!

Pagamos impostos (muitos e caros) para que o governo conceda, entre outras coisas, saúde, educação, segurança. Mas, alguém aí recebe esses serviços do governo? A equação é simples: pagamos e não recebemos. O Estado nos rouba. Solução: pagar duas vezes (ao governo e aos particulares) ou “dar o jeitinho”, fazendo “gato” na instalação elétrica, na TV a cabo, pirateando produtos, falsificando documentos, fazendo caixa 2, estacionando em local proibido etc. Assim, cada um faz do jeito que acha mais justo. E, como todo mundo, de uma forma ou de outra, se corrompe, não pesa acusação.

Estou sendo simplista demais ou é isso mesmo? Raso demais ou essa é a verdade? Os esclarecidos e intelectuais bem que poderiam me ajudar a entender. Se o Estado não nos presta os serviços pelos quais pagamos, por que continua cobrando tantos impostos? E por que seria errado se não pagássemos mais? Pagar pelo que não recebemos é prova de bom comportamento ou demonstração de que somos subservientes?

Continuo “mané” ou procuro um retrato 3x4...?

P.S. - O título do post de hoje foi extraído da música “O leão contra o cristão”, do grupo Egotrip.

Um comentário:

  1. Te respondo o que respondi ao meu colega de blog. O problema é que pensamos demasiadamente em nós mesmos, somos egoístas ao extremo e não pensamos no coletivo, no próximo. Se pensássemos mais no coletivo (ok, uma utopia), não estaríamos nos afundando cada dia mais.
    A humanidade está condenada por ela mesma.

    ResponderExcluir