domingo, 18 de outubro de 2009

O sucesso das listas

Você gosta de fazer listas? “Tipo assim” as dez melhores frases que já ouviu, os dez melhores filmes a que assistiu, as dez melhores novelas que acompanhou etc. O número dez é só uma sugestão. Pode ser uma lista de cinco ou quinze. Se você é chegado, sugiro o livro aí do lado. Impressiona o número de listas (das mais interessantes às mais idiotas, como, por exemplo, “celebridades brasileiras que têm tatuagens”) arroladas (linda palavra!) na publicação.

Mais específico é o livro “10+ do cinema”, no qual o autor, Denerval Ferraro Júnior, apresenta 51 listas relacionadas a filmes, com categorias interessantes como “os dez maiores vilões” (vitória incontestável de Hannibal Lecter). Tem também os dez melhores filmes sobre tribunais e “Doze homens e uma sentença” encabeça a lista. Artur Xexéo, nas três últimas colunas publicadas em O Globo, vem organizando uma lista dos filmes mais tristes, aqueles que nos fazem chorar.

Há bastante tempo na lista dos mais vendidos, o livro que lista os 100 livros mais importantes de todos os tempos também merece uma olhada. É um pouco frustrante perceber que não li nenhum dos dez primeiros. A Bíblia Sagrada - que na verdade é uma reunião de vários livros – aparece em 41° lugar. Desconheço o critério utilizado pelos autores para a classificação apresentada.

Não comprei nenhum desses livros, apenas passeei por suas páginas em algumas visitas às livrarias. Você pode fazer o mesmo. Ou, melhor ainda, você pode fazer as suas próprias listas. Critérios estabelecidos por você, de acordo com sua formação, com seus valores, com sua visão de mundo, permitirão listas interessantes. Veja o filme “Alta Fidelidade”, com John Cusack, e você nunca mais vai encarar uma lista do mesmo jeito. Eu resolvi fazer a minha (uma só, por enquanto). A seguir, apresento os dez melhores filmes que já vi. Essa lista pode mudar amanhã. Concordem ou discordem à vontade, só não me exijam coerência.

1- Amores Brutos – Fiquei grudado na cadeira do cinema (UFF) durante a exibição dos créditos finais. Passei a noite em claro de tão chocado que fiquei. É triste. É forte. É desalentador.

2 – Closer – Uma das melhores atuações da Natalie Portman, na melhor história sobre “sexo verbal” do cinema. Chegar perto demais de quem amamos pode ser o início do fim desse amor.

3- Match Point – Ponto Final – Eu não posso falar do Woody Allen com imparcialidade. Mas esse filme foi apreciado até pelos que não gostam do autor. Além de ter a Scarlett Johansson, o roteiro beira à perfeição. A frase inicial é emblemática: “Eu prefiro ter sorte a ser bom”.

4 – Desconstruindo Harry – Outro dele. Esse eu incluí na lista pela antológica cena em que Allen, descendo o elevador do inferno, vai passando pelos andares destinados aos condenados: o elevador para, e uma voz informa “segundo andar: advogados... terceiro andar: jornalistas...lotado!

5 – Antes da Chuva – Uma aula de narrativa, discutindo, entre outras coisas, a relação entre religião e amor. Genial!

6 – Cinema Paradiso – Talvez, revendo esse filme hoje, ele seja excluído das lista. Mas, pelo impacto que me causou na época, tá dentro.

7 – Fim de Caso – A música de abertura arrepia. E tem a Julianne Moore. Uma história de amor aparentemente simples. Mas as aparências enganam...

8 – Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança – Pela Kate Winslet e pelo roteiro.

9 – Irma La Douce – Como a lista está repleta de dramas, incluí essa comédia para suavizar. E seria injusto não aparecer nenhum filme do genial Billy Wilder. Uma pena que o cinema não nos ofereça mais filmes assim.

10 – Montros S.A. – Fiquei na dúvida se fechava a lista com um filme da Pixar ou um nacional. Depois, a dúvida foi acerca de qual dos espetaculares filmes da Pixar seria o eleito. Como passei vários bons momentos vendo e revendo esse filme com minha filha Luíza, a vaga é dele.

5 comentários:

  1. Esse "O livro das listas" é bem antigo. Na década de 80 eu ganhei um exemplar de presente da minha tia e ele ainda tinha a autoria (também) do Irving Wallace, pai dos autores creditados atualmente. Eu tenho essa mania de fazer listas mas dificilmente conseguiria determinar quais são os meus 10 filmes preferidos. Tarefa difícil! Ah, a trilha de "Fim de Caso"... hehehe!

    ResponderExcluir
  2. Lembro que a gente já foi à diversas livrarias e você sempre ficava tentado a comprar uma dessas listas. Impressiona a quantidade de livros assim...

    Da lista acima acho que nào vi 2. Desconstruindo Harry eu me lembro da cena citada, mas não do filme e Fim de Caso. Fale mais sobre esse!
    Irma La Douce Acho que vi a pouco tempo com vc. É o da meia verde, né?! Mto bom!!! :-)
    Aliás, cinema é tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  3. Esse lance de top XX é coisa das mais injustas. Por mais que se queira ser justo sempre se comete injustiças. Raras são as vezes que isso não acontece. Por exemplo: alguém pode citar a lista dos 10 piores políticos da história do Brasil? E as 10 melhores músicas de todos os tempos? Rankear é coisa pra quem tem coragem =)

    Mas se me falta coragem também me falta bom senso e vou arriscar completar a lista de filmes com outros 10 não citados. Vou usar como critério simplesmente o impacto que me causaram, independente se são ou não obras primas da 7ª arte. E também não tem ordem de relevância. Vamulá:

    1. Perfume de Mulher
    2. A Lista de Schindler
    3. O Advogado do Diabo (vi sozinho sem saber do que se tratava e tomei o maior susto)
    4. Matrix (a Alegoria da Caverna de Platão filmada)
    5. Dogville (êta coisa diferente e boa!)
    6. Uma Mente Brilhante
    7. À Procura da Felicidade
    8. Os Suspeitos (alguém matou aquele final antes?)
    9. Top Secret (até hoje eu rio daquele filme babaca)
    10. Star Wars (não sou "Cult") =]

    Taí minha lista nonsense

    ResponderExcluir
  4. Dogville tb. não gostei não.
    Advogado do Diabo eu achei mto bom!! Acho que eu gosto de 99% dos filmes com o Al Pacino.

    ResponderExcluir