quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Amanhã, hoje será ontem

O Globo publica diariamente no Segundo Caderno uma seção chamada Há 50 anos. Trata-se de um Box em que são destacadas as notícias mais importantes publicadas pelo jornal meio século atrás. Às vezes me surpreendo com o que leio ali. E sempre temi – o temor só aumenta com o passar dos anos – o dia em que eu encontrar uma notícia da qual eu me lembre.

Como ainda falta mais de uma década para eu chegar aos 50, pensei em reduzir o tempo da seção à metade. Se fosse Há 25 anos, seria possível encontrar expostos ali fatos que presenciei. Sem muito esforço, busquei na memória – e na Internet – as notícias mais importantes de 1984.

Em 1984, não havia eleições diretas para presidente (começava o movimento Diretas Já). Ninguém tinha computador em casa. Não havia o Sambódromo nem a Linha Vermelha, nem a Amarela. Não havia TV por assinatura nem controle remoto. Você se lembra da Alemanha Ocidental e Oriental, da União Soviética, do comunismo? A lista de esquisitices é longa! Mas o que de fato chama minha atenção é a intensidade das mudanças. Vamos voltar no tempo. Estamos em 1984 e um sujeito diz que Lula será Presidente da República, eleito pelo povo, por duas vezes consecutivas. Delírio, não? Alguém imaginava o celular em 1984? O DVD? O mp3? O I-Phone? E quem supunha que o Fluminense (campeão brasileiro daquele ano) seria rebaixado três vezes consecutivas? Incrível, não?

Depois de examinar o que acontecia no Brasil e no mundo há duas décadas e meia, fiz o caminho inverso e imaginei o que poderá acontecer daqui a 25 anos. Por mais criativo que eu tente ser, sei que minha capacidade de fazer previsões passa longe do que de fato será fato. Mesmo assim, resolvi dar asas à imaginação. Eu sei que parecerei um lunático. Um tolo. Um mentecapto. Mas se você se dispõe a ler o que escrevo, você não é tão diferente de mim.

Em 2034, será possível substituir qualquer parte do corpo com uma pequena-micro-mini-cirurgia. Está insatisfeito com seu cotovelo? Troque! Qualquer mulher com mais de 33 quilos será anormal. O barulhinho do motor do dentista será algo obsoleto, só haverá tratamento a laser. Na política, um dos filhos do casal Garotinho-Rosinha será nosso Presidente. Na TV, Supla vai apresentar um programa sobre Filosofia. Será proibido ensinar Análise Sintática nas escolas. Sasha será Helena na nova novela de Manoel Carlos. O Fluminense voltará à primeira divisão. As ruas do Rio serão asfaltadas. A Nativa FM sairá do ar. O brasileiro vai se orgulhar do Congresso... do Zimbábue.

E os professores serão respeitados, recebendo salários dignos... ops! Acho que me excedi. Melhor parar por aqui.

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk ótimo post !!!!

    Porém, o FLuminense voltará à 1ª divisão... mas cairá no ano seguinte.... rs

    Tb me amarro nessa coluna há 50 anos e tenho a mesma viagem q vc... me assusta muitooooooo saber q um dia eu vou ter vivido todas as notícias dali...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. e o choque de ordem estará "acolhendo" moradores das ruas da cidade... todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha!!! Muito bom!

    Tenho medo do que poderá estar ocorrendo em 25 anos...

    ResponderExcluir
  4. Meu pai sempre lia pra mim essa parte do jornal. Ele gostava que eu soubesse isso e a parte de Ciência e Vida.

    ResponderExcluir
  5. Quais armas o tráfico terá daqui a 25 anos? O Rio de Janeiro ainda existirá?

    ResponderExcluir