segunda-feira, 31 de maio de 2010

Missão Impossível ou À Espera de um Milagre?

Zico está de volta ao Flamengo. A partir desta terça-feira, o maior ídolo da maior torcida do mundo assume o cargo de diretor-executivo. É para celebrar. Ter o Zico por perto é sempre bom. Craque dentro de campo, sensato e bom caráter, o Galinho certamente haverá de atrair energias positivas para a Gávea, além de investimentos, é óbvio. Um detalhe, porém, me deixa bastante intrigado: com a zona que impera no clube mais querido do Brasil, conseguirá Zico executar seu trabalho em paz?

Creio se tratar da batalha do bem contra o mal. De um lado, dirigentes amadores, passionais, insensatos, gananciosos. Pessoas que se servem do clube em vez de servir ao clube. Amadores que levaram e levam o time de maior arrecadação no futebol brasileiro à falência. Do outro lado, alguém com princípios morais elevados, alguém ético, alguém que se recusa a aceitar a picaretagem como algo normal. Sei não, mas essa batalha vai ser mais difícil do que driblar os zagueiros adversários, algo que Zico fazia com habilidade e talento incríveis.

A maior virtude de Zico como jogador foi a capacidade de antever o lance. Rápido, o Galinho, mal recebia a bola, dava-lhe um destino certeiro. Zico consagrou artilheiros e foi um deles. Executava todos os fundamentos com maestria. Como dirigente, terá tarefa mais árdua.

Em meio a tanto amadorismo, terá que administrar vaidades, terá que dirigir uma casa que não impõe respeito mais. Uma instituição que deveria ser forte financeiramente, mas que está atolada em dívidas estratosféricas. Um clube que é grande na imaginação de seus torcedores, mas que é minúsculo quando se observa a estrutura precária e o patrimônio dilapidado. Um time que, quando contava com ele dentro de campo, era composto por atletas comprometidos com a profissão; hoje, está repleto de atletas que têm ótimo desempenho nas noitadas, e um pífio desempenho nas partidas; jogadores que não acertam passes de três metros e se recusam a treinar como se craques fossem.

Os inúmeros triunfos de Zico como atleta foram frutos de dedicação, treinamento e, sobretudo, comprometimento! Por isso ele não é e nunca foi milagreiro! Mas pode ser: se ele levar o elenco do Flamengo a cultivar esses hábitos e conseguir ventilar a cabeça dos dirigentes, a canonização é inevitável.

2 comentários:

  1. Bom...o Zico foi meu ídolo de infância, mas como técnico não sei não...rs
    Mas como uma boa rubro-negra que sou, TORÇO PARA QUE O MENGÃO PEGUE O SANTOS NA FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO!!!
    Sonhar não custa nada né professor ;)
    P.S. Ri muito com o comentário!!!

    ResponderExcluir
  2. O Zico será diretor de futebol, não o técnico!

    ResponderExcluir