segunda-feira, 12 de abril de 2010

Morrem no morro

Mesmo o mais indiferente, o mais frio, o mais insensível dos homens deve ter se sensibilizado com a tragédia que ocorreu semana passada aqui no Rio, mais especificamente, em Niterói. Centenas de mortos, vários desabrigados, pessoas sem o que comer, sem lugar para morar, contando o número de parentes que se foram.

Choveu forte! Choveu muito! Mas, sinto muito dizer isto: essa tragédia foi apenas mais uma, que, em breve, será esquecida pela mídia, ignorada pelas autoridades e apagada da memória pela sociedade. Ou, por acaso, essa foi a primeira? As anteriores serviram para que alguma atitude de prevenção fosse tomada?

Em tom de deboche, escrevi aqui neste blog, em dezembro passado, alguma previsões para este ano. Incluí as enchente no Rio de Janeiro. O deboche fica por conta de isso ser uma “fantástica previsão”. E para aí! Como o número de absurdos praticados pelas nossas autoridades é estratosférico, já não nos incomodamos mais. A gente leva tanta porrada que um soco a mais aumenta a ferida, no entanto não aumenta a dor.

Quem vai se responsabilizar pelo que houve? O governo vai pôr a culpa nos moradores. Ok, as construções são irregulares. Mas eu estou enganado ou é OBRIGAÇÃO do governo fiscalizar isso? O que fazem as autoridades com o dinheiro arrecadado com os tributos? Em Niterói, temos um dos IPTUs mais caros do Brasil. Confesso que não manjo nada de Direito Tributário, mas, ainda que uma coisa não tenha nada a ver com a outra, sabemos que permitir construção em área de risco é OMISSÃO das autoridades. Resumindo: alguém vai para a cadeia? Alguém será punido? Claro que não!

Então, sinto muito dizer: vai acontecer de novo. Em 2011, ou 2012, talvez em 2013. VAI ACONTECER DE NOVO! Porque a sociedade é sem vergonha. Porque as autoridades não se sentem ameaçadas. Porque nada é mais triste do que a ignorância. Porque são justamente essas pessoas que não têm onde morar, que não recebem educação de qualidade, que não recebem saúde decente, enfim, são justamente essas pessoas, que são tratadas como lixo, que elegem Suas Excelências.

Dá nojo ver a cara de consternação de governadores e prefeitos quando episódios assim ocorrem. Dá raiva saber que serão eleitos e reeleitos em outubro pessoas que deixam claro que o único compromisso que têm é com a ganância, a hipocrisia, o corporativismo, a perpetuação no poder. Maquiam cidades, pintando praças. Fingem que cuidam do povo, praticando o mais repulsivo assistencialismo. Engordam suas contas bancárias com negociatas, propinas e afins.

Era pra ser de brincadeira, era pra ser uma caricatura apenas. Mas Chico Anysio, pra variar, acertou em cheio com o personagem Justo Veríssimo: Suas Excelências têm horror a pobre!

7 comentários:

  1. Culpa dos governantes. E culpa dos próprios moradores. É duro dizer dessa forma, mas quando querem removê-los de lá, eles não aceitam. Eduardo Paes tentou fazer várias remoções e foi tachado de ditador. E uma ressalva: em época de eleição, político adora pobre, sim senhor!

    Mudando de assunto: haverá algum dia em que o Flamengo conseguirá conquistar de forma honesta um campeonato?

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, acho que nem todas as autoridades se encaixam no perfil "Justo Veríssimo". A situação é delicada porque os moradores - quase todos - se recusam a sair. Na verdade, não era nem para construir nada ali. O que me preocupa é saber que opções essa gente tem? Morar onde? Como?
    Nessas horas, temos que agradecer a Deus pelo fato de morarmos num lugar seguro. Se bem que seguro, no Rio de Janeiro, é difícil!
    O que mais me chocou ao ler o texto é que temos que concordar com você, Luz: vai acontecer de novo! Aqui, em Angra, em qualquer lugar!
    Beijos, professor iluminado!

    ResponderExcluir
  3. Enquanto não melhorarem o transporte público as pessoas vão ficar mais perto do trabalho, mesmo sendo em área de risco. É a sanidade dentro da insanidade. Não há como culpar uma pessoa não morar num lugar em que demora 2/3h para chegar ao trabalho. Soma isso por dia, ida e volta, mês, ano. Não há ser humano que aguente!
    Ou dá um jeito no transporte ou constrói habitações por aqui.

    ResponderExcluir
  4. O pior é que com o passar dos anos o número de mortos vai aumentando...é uma sensação de impotência total...
    Abraços Professor!

    ResponderExcluir
  5. Douglas, mais culpa dos governantes do que dos moradores (vide o comentário da Pri). Quanto à sua pergunta sobre o Flamengo, respondo com um clássico do nosso cancioneiro (letra adaptada):
    Chora, não vou ligar
    Chegou a hora
    De te eliminar
    Pode chorar, pode chorar
    É, o teu castigo
    Brigou comigo
    Sem ter por quê
    Vou festejar, vou festejar
    O teu sofrer, o teu penar
    Você pagou com traição
    Na Força Jovem só tem bundão!

    ResponderExcluir
  6. Pois é. Também concordo com a Pri. Mas outubro tá chegando e tudo vai mudar! É só não chover até lá.

    ...............

    De que adianta marcar pênaltis a favor do Vasco?

    Tchau, professor!! :-)

    ResponderExcluir