domingo, 13 de dezembro de 2009

2010 a seus pés!

Já faz um tempinho que rola um comercial bacana cuja pergunta inicial - “o que faz você feliz?” - recebe variadas respostas. A grande sacação (acho essa expressão uma sacação, tá ligado?) é o fato de mostrar que nossa felicidade está, geralmente, nas coisas mais simples da vida. Mas, por diversas razões, esquecemo-nos disso e cultivamos o mau humor, resmungando mais do que sorrindo. É verdade que há inúmeras razões para as lamentações (basta ler os jornais, ver o Domingão do Faustão ou ser torcedor do Botafogo), mas o Natal e 2010 se aproximam. Portanto, é tempo de esquecer o que de ruim passou. É tempo de relembrar as vitórias, as conquistas, o amadurecimento, o aprendizado.

Considerando a relatividade dos fatos, há quem celebre e há quem lamente diante da mesma realidade. A maioria comemorou a vitória do Rio como cidade olímpica. Eu lamentei, embora tenha ficado empolgado com a empolgação que empolgava quem, como eu, estava em Copacabana no dia do anúncio da vitória. Há quem vibre com as eleições, renovando as esperanças de políticos melhores e mais honestos. Eu anulo meu voto faz tempo e sou cético, extremamente cético, quando o assunto é política. Não consigo ver o trigo no meio do joio.

Mas tenho motivos de sobra para celebrar 2009. Apesar do saldo da minha conta corrente, o ano que está acabando foi generoso comigo, graças a Deus! E não estou falando isso porque o Flamengo sobrou enquanto os rivais pagaram mico. O quinto tricampeonato estadual conquistado em cima do Botafogo e o Hexacampeonato brasileiro vencido com raça inundaram meu coração de alegria, óbvio, mas digo que 2009 foi um ano bom porque passei por diversas experiências que me deixaram mais experientes (chocante, não é?).

Quer um 2010 generoso pra você também? Então, sem querer posar de exemplo pra ninguém, só queria sugerir o seguinte: disponha-se a aprender! Disponha-se a mexer com conceitos que impuseram a você, disponha-se a olhar com outros olhos quem pensa e age diferente de você, disponha-se a respeitar os contrários, disponha-se a se alegrar com a alegria do próximo, disponha-se a valorizar o que as pessoas têm de bom, disponha-se a refletir antes de falar, disponha-se a diminuir o ritmo, disponha-se a não embarcar nessa vida sem sentido que a gente vê nos personagens de novela, disponha-se a falar com Deus, disponha-se a ouvi-Lo, disponha-se a minimizar os defeitos do outro (são sempre menores que os nossos), disponha-se a julgar menos, disponha-se a dar menos sermão, disponha-se a olhar para si antes de ridicularizar alguém, disponha-se a estudar muito, disponha-se a ver menos TV, disponha-se a ler mais, disponha-se a celebrar mais, disponha-se a fugir da mesmice, disponha-se a rejeitar a acomodação, disponha-se a beijar apaixonadamente, disponha-se a abraçar com afeto, disponha-se a olhar nos olhos (vou tentar, vou tentar), disponha-se a perdoar de verdade (isso não significa compactuar), disponha-se a elogiar, disponha-se, enfim, a fazer novo em vez de fazer de novo.

A lista é grande? Pode ser, mas creio que, quanto maior a sua disposição, mais fácil será perceber que o que faz a gente verdadeiramente feliz está ao nosso alcance logo ali. E de graça!


4 comentários:

  1. nossa, Luz, não conhecia esse seu lado "poético" rsrsrs só faltou você confessar que 2009 foi generoso porque tá apaixonadinho né? nem parece aquele professor machista que eu conheci rsrsrsrs feliz natal!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bonitoooooo!!!!!!!!
    =)
    Bom 2010 pra você então!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, iluminado!
    Que em 2010, Papai do Céu mantenha você com seu incomparável senso de humor, com paciência para aturar a chatice e a burrice de alunos como eu, e com sua vocação para escrever mensagens belas assim.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, meu querido! Tocou bastante aqui...

    Eu me disponho a tudo isso. Que nosso 2010 seja nota 10!

    Abração!

    ResponderExcluir