domingo, 13 de dezembro de 2009

2010 a seus pés!

Já faz um tempinho que rola um comercial bacana cuja pergunta inicial - “o que faz você feliz?” - recebe variadas respostas. A grande sacação (acho essa expressão uma sacação, tá ligado?) é o fato de mostrar que nossa felicidade está, geralmente, nas coisas mais simples da vida. Mas, por diversas razões, esquecemo-nos disso e cultivamos o mau humor, resmungando mais do que sorrindo. É verdade que há inúmeras razões para as lamentações (basta ler os jornais, ver o Domingão do Faustão ou ser torcedor do Botafogo), mas o Natal e 2010 se aproximam. Portanto, é tempo de esquecer o que de ruim passou. É tempo de relembrar as vitórias, as conquistas, o amadurecimento, o aprendizado.

Considerando a relatividade dos fatos, há quem celebre e há quem lamente diante da mesma realidade. A maioria comemorou a vitória do Rio como cidade olímpica. Eu lamentei, embora tenha ficado empolgado com a empolgação que empolgava quem, como eu, estava em Copacabana no dia do anúncio da vitória. Há quem vibre com as eleições, renovando as esperanças de políticos melhores e mais honestos. Eu anulo meu voto faz tempo e sou cético, extremamente cético, quando o assunto é política. Não consigo ver o trigo no meio do joio.

Mas tenho motivos de sobra para celebrar 2009. Apesar do saldo da minha conta corrente, o ano que está acabando foi generoso comigo, graças a Deus! E não estou falando isso porque o Flamengo sobrou enquanto os rivais pagaram mico. O quinto tricampeonato estadual conquistado em cima do Botafogo e o Hexacampeonato brasileiro vencido com raça inundaram meu coração de alegria, óbvio, mas digo que 2009 foi um ano bom porque passei por diversas experiências que me deixaram mais experientes (chocante, não é?).

Quer um 2010 generoso pra você também? Então, sem querer posar de exemplo pra ninguém, só queria sugerir o seguinte: disponha-se a aprender! Disponha-se a mexer com conceitos que impuseram a você, disponha-se a olhar com outros olhos quem pensa e age diferente de você, disponha-se a respeitar os contrários, disponha-se a se alegrar com a alegria do próximo, disponha-se a valorizar o que as pessoas têm de bom, disponha-se a refletir antes de falar, disponha-se a diminuir o ritmo, disponha-se a não embarcar nessa vida sem sentido que a gente vê nos personagens de novela, disponha-se a falar com Deus, disponha-se a ouvi-Lo, disponha-se a minimizar os defeitos do outro (são sempre menores que os nossos), disponha-se a julgar menos, disponha-se a dar menos sermão, disponha-se a olhar para si antes de ridicularizar alguém, disponha-se a estudar muito, disponha-se a ver menos TV, disponha-se a ler mais, disponha-se a celebrar mais, disponha-se a fugir da mesmice, disponha-se a rejeitar a acomodação, disponha-se a beijar apaixonadamente, disponha-se a abraçar com afeto, disponha-se a olhar nos olhos (vou tentar, vou tentar), disponha-se a perdoar de verdade (isso não significa compactuar), disponha-se a elogiar, disponha-se, enfim, a fazer novo em vez de fazer de novo.

A lista é grande? Pode ser, mas creio que, quanto maior a sua disposição, mais fácil será perceber que o que faz a gente verdadeiramente feliz está ao nosso alcance logo ali. E de graça!


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Comemorando o Hexa (parte 3)

Obrigado, Andrade!

Obrigado por conseguir fazer com jogadores medianos um grande time. Ainda que sem muito brilho, mas um grande time no que se refere ao empenho, à raça, à disposição de fazer valer o peso da camisa rubro-negra.

Obrigado pelas lágrimas derramadas após a vitória contra o Santos, lá na Vila, ainda no primeiro turno. Ali, quebrávamos um longo jejum e iniciávamos, silenciosamente, a caminhada rumo ao hexa. Foram lágrimas de alento, esperança, fé. Lágrimas de Homem!

Obrigado pelo talento a serviço do maior Flamengo de todos os tempos: o da era Zico. Você fez parte de um meio-campo inesquecível, de um time imbatível, de uma história inigualável.

Obrigado pelo sexto gol na goleada de 6 a 0 contra o Botafogo. Doce vingança!

Obrigado por ser o maior responsável pelo HEXA!
Obrigado, sobretudo, por servir de exemplo, pois, nos dias de hoje, tem sido raro separar competência e sucesso de arrogância e prepotência.

Seis vezes obrigado!

Comemorando o Hexa (parte 2)

MENGOOOOO, gritava eu na Rua das Laranjeiras, vindo do Maracanã após o Hexa. Eis que, de repente, perto da Rua Alice, vejo meu grande e sofredor amigo Wallace, vascaíno, e sua querida e sofrida esposa, Alessandra, que é tricolor.

- É Hexa!!! E aí, vieram comemorar? - foi a minha saudação.
- Flamenguista não sabe contar mesmo, né? – provocou ela.
- Ah, a história de 87 outra vez... Vem cá, vocês serão eternamente assim, invejosos, frustrados, recalcados? Isso faz mal! Vocês precisam superar esse trauma.
- Mas em 87, o campeão da CBF é o Sport! – resmungou o campeão da segundona.
- E o bom senso, o bom gosto e a verdade dizem o quê? Na boa, vocês são ridículos! Em 98, quando o Vasco venceu a Libertadores, encheram a paciência dizendo que conquistariam o Mundial no ano do centenário. Perderam a final já que vice é a especialidade de vocês e passaram a dizer que aquilo não era Mundial, era Copa Toyota. Pior do que ser incapaz de conquistar títulos é tentar desmerecer as conquistas dos outros.
- Mas o hexa foi comprado. Tá na cara que Corinthians e Grêmio abriram as pernas. – apelou o eterno vice, desta vez, reconhecendo o hexa.
- Ah, é verdade! E foram esses dois jogos, só esses dois que deram o título ao Mengão. As outras dezessete vitórias não tiveram importância alguma. Fico impressionado com a sagacidade de vocês.
- Mas quem fez bonito mesmo foi o meu Flu. Ninguém esperava. – desconversou a tricolor.
- Como assim “ninguém esperava”? A LDU já havia sido campeã no ano passado em cima de vocês.
- Não, palhaço! Eu tô falando da arrancada final que nos livrou do rebaixamento!
- Ah, sim! Puxa, então os três temos motivos para comemorar, não é? Mas temos que fazer um brinde proporcional à conquista de cada um. Wallace, campeão da segundona, vai de Tang de Laranja. Alessandra, livre da segundona, vai de Ki-suco. Eu, HEXACAMPEÃO BRASILEIRO vou de Dom Pérignon.

Comemorando o Hexa (parte 1)

Por hexa os rivais não esperavam. Deu Mengão no Brasileirão 2009. O Mengão do meu coração! O Mengão que possui a maior e mais apaixonada torcida do mundo, a torcida que faz a diferença! Torcedores do Botafogo, do Fluminense e do Vasco, reconheçam: é chato, muito chato não ser Flamengo!

Qualquer torcedor quer ver seu time campeão. Boas campanhas, centro de treinamento, finanças em dia, estádio bonito... tudo isso é bom e desejável, mas qualquer torcedor -qualquer um mesmo - troca o que for por um título. É de títulos que uma torcida vive. É de vitórias e glórias, principalmente as conquistadas sobre os maiores rivais.

O que predomina na história do mais querido do Brasil são as conquistas. Em todas as décadas fomos e somos superiores aos rivais. Nenhum de nossos tradicionais adversários conquista tanto. Nos últimos dez anos não existiu rivalidade no futebol do Rio; existiu disparidade.

O Flamengo venceu sete Estaduais (quatro contra o Vasco e três contra o Botafogo), uma Copa do Brasil (contra o Vasco) e, agora, o Brasileirão (o único carioca a conquistá-lo na era dos pontos corridos). Se somarmos todas as conquistas de Botafogo, Fluminense e Vasco na mesma época (incluindo a Segunda Divisão do Vasco), chegaremos a sete conquistas! Sozinho, o Flamengo supera os outros três rivais juntos! Isso deve incomodar.

Por isso os botafoguenses choram tanto. Se nos colocarmos no lugar deles, entenderemos o porquê de tanta lágrima. Além de não terem intimidade com levantamento de taças, estão comemorando o 15° lugar. É um clube com vocação para o fracasso!

Por isso os tricolores sofrem tanto. Se nos colocarmos no lugar deles, entenderemos o porquê de tanta angústia. Estão comemorando um 16° lugar (o que é até justo, dado o calvário de mais de 30 rodadas na zona de rebaixamento). Mas não deve ser fácil engolir dois vices para a LDU em pleno Maracanã. É um clube com vocação para o quase!

Por isso os vascaínos nos invejam tanto. Se nos colocarmos no lugar deles, entenderemos o porquê de tanta amargura. Além de eternamente vice para o Flamengo, acrescentaram ao currículo um título que carrega a marca da vergonha: campeão, sim! Mas da Segunda Divisão! É um clube com vocação para coisas de segunda!

Não se trata de arrogância de flamenguista. Sem hexa! Hexamine bem as histórias de cada clube. A paixão hexacerbada da torcida rubro-negra tem razão de ser. Não é hexagero. O Mengão hexala vitória! Por isso hexaltamos nossas conquistas!

Torcedores do Botafogo, do Fluminense e do Vasco, eu reconheço: somos chatos! Mas é muito mais chato não ser Flamengo!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Previsões Previsíveis para 2010

Antecipando-me aos charlatões e embusteiros que tentam adivinhar o futuro, prevejo, neste início de dezembro, os fatos mais marcantes do ano vindouro (bonita essa palavra, não?).

- Política

Serão poucos os escândalos envolvendo nossos deputados, senadores, governadores e quejandos (linda essa palavra, não?). Serão menos de cem denúncias sobre desvio de verbas, menos de duzentas acerca de superfaturamento em obras públicas, menos de trezentas a respeito de pagamento de propina e nem chegaremos a quinhentos casos de nepotismo, favorecimento ilícito ou falta de decoro.

Lula vai falar bobagens. Os candidatos à presidência vão falar mentiras. O eleitor brasileiro vai fazer bobagens e vai acreditar nas mentiras.

Você vai defender algum candidato a algum cargo. Mas esse candidato jamais vai fazer alguma coisa por você.

- Economia

Os bancos vão demitir.

Os bancos vão aumentar o valor das taxas existentes, além de criar outras.

O superávit primário, em consonância com os índices da GRFD, levará, apesar da queda dos valores atrelados ao IGPC-F, a uma elevação da taxa do IOMDC. Ou seja: você vai continuar endividado!

- Ciência e Tecnologia

Seu computador estará obsoleto. Seu celular também. Mas os dentistas continuarão a usar aqueles instrumentos pré-cambrianos.

- Esportes

O Botafogo não será campeão.
A torcida do Botafogo não vai comparecer aos jogos.
Galvão Bueno vai dar chilique nas transmissões dos jogos da Copa.
Falcão vai falar o óbvio nas transmissões dos jogos da Copa.
Se o Brasil vencer a Copa, Dunga será elogiado por não convocar Ronaldo Fenômeno.
Se o Brasil perder a Copa, Dunga será execrado por não convocar Ronaldo Fenômeno.
O Flamengo vai ser invejado pelos rivais cariocas.

- Cinema

Vêm aí: Rambo 7, Rocky 12, American Pie 14, Sexta-Feira 13 - parte 34, Jogos Mortais 9, além de mais uma superprodução americana sobre o fim do mundo “O último derradeiro terminal Apocalipse final”.

- Cultura Geral

O BBB 10 garantirá, no mínimo, três capas da Playboy.
Débora Seco será capa da Contigo!
Ivete Sangalo vai estrelar, no mínimo, dez comerciais de produtos diferentes.

- Transporte Público

O Metrô vai continuar caro, superlotado e demorado.

- Cidade

O Rio vai sofrer enchentes, desabamentos e tragédias similares.
O Rio vai sofrer “apagões”, e a Light não será punida.
As ruas da cidade continuarão sem asfalto.
Dobrará o número de indigentes e moradores de rua.
O trânsito vai piorar.
Sérgio Cabral continuará viajando.
Eduardo Paes continuará sorrindo.

- Educação e Saúde Públicas

Perdão, mas não posso falar sobre o que não existe.