domingo, 12 de setembro de 2010

Você vota neles? Então você os apoia e os aprova!

Valores e opiniões diferentes deveriam servir para aproximar as pessoas, e não afastá-las. Gosto de ouvir quem pensa diferente de mim. Presto atenção às razões empregadas para justificar determinado posicionamento. Concordando ou discordando, procuro sempre aprender com o outro. Por isso, detesto patrulhamento!

Venho sendo execrado (ontem quase apanhei) porque defendo o voto nulo. Como estarei fora do meu "domicílio eleitoral", vou justificar o voto. Mas anularia se estivesse na minha cidade. Por uma razão simples: nenhum dos candidatos merece minha confiança!

Há os que defendem o voto no menos pior. Há os que encontram uma exceção (alguém digno) em meio à regra. Pois eu não tenho a sorte destes nem concordo com aqueles.

Penso assim: suponhamos que eu seja um diretor de uma escola e tenha que contratar um professor de português. Agendo uma entrevista com os candidatos. Um comete erros gramaticais banais durante a conversa; outro demonstra desconhecer procedimentos básicos quanto à organização de uma aula; um terceiro é talentoso, mas - de acordo com informações dos outros colégios onde trabalhou - falta várias vezes ou chega, com frequência, bastante atrasado. Há outro candidato, bom conhecedor da matéria, porém não consegue transmitir satisfatoriamente seu conhecimento. E aí? Eu tenho que escolher o menos pior? Isso significa que minha escola, indiscutivelmente, vai receber um profissional ruim! Alguém que não preenche os requisitos para a função. Não seria melhor que eu rejeitasse tais professores e procurasse outro?

Enquanto prevalecer essa mentalidade de que votar no menos pior é melhor, a classe política não vai melhorar. O que se vê são representantes que não representam o povo; dirigentes que fazem do poder uma ferramenta para quintuplicar seus patrimônios; pessoas sem qualificação e - quem vota sabe disto - sem qualquer compromisso com a ética, a honestidade ou a transparência. Fico espantado quando vejo os índices de aprovação de determinados políticos. É duro constatar que quanto mais enganado, mais o povo gosta! Gostaria que os contrários à anulação do voto me dissessem o que sentem quando entram nos hospitais públicos, o que pensam da qualidade das escolas públicas, o que acham da questão da segurança, do transporte...

Eleger esses candidatos que estão aí é aprová-los! Dar o voto a alguém é dizer: "confio em você."! Tenho certeza de que, se o número de votos nulos fosse significativo, teríamos políticos mais qualificados.

Não adianta fazer pacto com ladrão e depois dar queixa!


8 comentários:

  1. Mas vc vai votar nulo para todos os cargos?
    Nenhum deputado te agrada?

    P.S.: hahaha síndrome de escrever para prof de port.!
    tô aqui te respondendo e escrevi "nem um dep...".
    As duas maneiras estão corretas?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo (chega a ser chato, né, não discordar de nada... rs). Houve um tempo em que eu votava no "menos ruim", achava melhor usar o "veto", votando em quem tinha alguma chance de impedir a vitória do candidato que eu não queria que ganhasse de jeito nenhum! Mudei de opinião com um raciocínio semelhante ao que você expôs.
    Pra não ficar aqui só repetindo o que você já disse, vou aproveitar um trecho do que foi escrito pra lançar uma outra questão. Você disse que vem sendo execrado por defender uma ideia, certo? Já reparou como, em uma época em que intelectuais (?) adoram festejar a liberdade de expressão, essa liberdade é cada vez menor? É a ditadura da democracia. Todos podemos expressar nossas opiniões, mas se for contra a maioria... Ai de você que discordar de alguma política populista! Já é taxado de burguês! Achei que já tivéssemos superado os rótulos, que isso tinha ficado pra trás, lá nos tempos em que curtir Simonal era ser pró-ditadura. Descobri que estão mais vivos do que nunca. Quem evita estereótipos tem que fazer um esforço hercúleo pra se fazer entender! E tem que ser rápido na explicação, pra não dar tempo de te enquadrarem em alguma categoria predefinida! A intolerância reina na maioria dos ambientes.
    Já não tenho paciência pra isso. Vou me isolando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo,

    Se a escola ficar sem professor de português, a situação será grave. Mas se um país ficar sem presidente, como fica?
    O problema é que as pessoas sustentam essa ideia de que todos são iguais. E não é isso! Há muitos bons políticos, pessoas empenhadas em fazer o Brasil crescer.
    Mas não é da noite para o dia que vamos consertar séculos de exploração, alienação e conformismo!
    Em suma: falta paciência e boa vontade por parte da nação!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Vamos por partes:
    Prissy, eu terei de justificar meu voto, pois minha "zona eleitoral" é em outra cidade. Mas votaria nulo em todos os cargos, sim. A diferença entre "nenhum" e "nem um" é bastante sutil. Há casos em que as duas formas são possíveis. Acho que com os exemplos abaixo fica mais fácil perceber a leve diferença:

    Não vou te apresentar amigo nenhum. (Equivale a ninguém, amigo algum);
    Não havia nem um amigo naquela festa. (Equivale a "nem um único", "sequer").

    Raquel, descobri que temos mais uma coisa em comum: pouca paciência para lidar com os chatos! Mas, em vez de me isolar ou me calar, eu tenho tido mais disposição - pelo menos em alguns momentos - para confrontá-los.

    Douglas, eu não sei se eu rio ou choro quando leio que "falta paciência" ao povo brasileiro. Que substância você anda ingerindo? Logo você, que sempre foi um "rebelde" por natureza. O povo brasileiro tem é paciência demais! Na verdade, é um povo subserviente, submisso, frouxo, pacato e ignorante. E, por favor, você poderia citar alguns exemplos de bons políticos, justificando sua opinião? Quem são eles? E por que são bons?
    Aguardo ansiosamente!

    ResponderExcluir
  5. Vlw. Acho que captei.
    Quanto ao povo brasileiro, esse é um assunto pra horas de boteco, mas na verdade (resumindo o resumo) ele é o culpado. Pois vota nos políticos que estão aí.

    ResponderExcluir
  6. Nada disso importa. Li todo o texto, mas somente uma coisa me chamou a atenção: VOCÊ NÃO VAI ESTAR COMIGO NO MEU ANIVERSÁRIO!
    como assim não vai estar na sua cidade eleitoral? é o meu aniversário, tio Xandy!
    Sabe quando que eu vou fazer 24 anos denovo? Nunca mais! Daqui pra frente é só descontar os anos.

    ResponderExcluir
  7. De fato o que mais o povo brasileiro tem é paciência pq em outro lugar ou outras épocas neguinho já teria partido pra ignorância. Concordo com o Douglas que há (muitos não!) bons políticos. não dá pra generalizar. o problema é que também não dá pra encontrar esses caras.
    Eles estão invisíveis.

    Nesse curto espaço pós ditadura já houve governo de direita, de centro e de esquerda. E todos eles provaram ser farinha do mesmo saco. As coligações sem vergonhas que na esfera regional se configura de um jeito, na nacional de outro, na outra região saem na porrada e por aí vai só confirmam: ELES SÃO TODOS IGUAIS. De novo: há as exceções, que se por uma aberração na natureza conseguirem chegar a algum lugar serão "gentilmente" convidadas a se dar meia volta ou ficar no canto de castigo.

    Em suma: o processo está viciado e a única resposta de deslegitimação (se é que existe essa palavra) é realmente, ao meu ver, o VOTO NULO! Chega de ficar dando confiança a esses bichos fedorentos que pensam que meu ouvido é latrina!

    ResponderExcluir
  8. muito bom seu blog agora eu serei seguidor são muito boas as postagem agora visite o meu www.blogdoisraelbatista.blogspot.com abraços

    ResponderExcluir