segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

As feias que me desculpem, mas Photoshop é fundamental



Em Londres e Paris, legisladores apresentaram propostas para que campanhas publicitárias contendo fotos retocadas com o photoshop (ou seja: todas elas) explicitem no anúncio o uso de tal recurso. Eles estão preocupados com a possibilidade de meninas e mulheres se sentirem excessivamente pressionadas a corresponder às imagens presentes nas revistas de beleza. "Quando adolescentes e mulheres olham para tais fotos nas revistas, elas acabam se sentindo infelizes consigo mesmas", disse um dos parlamentares britânicos. O depoimento de uma legisladora francesa é ainda mais interessante: "Essas fotos podem levar as pessoas a acreditarem em realidades que, com frequência, não existem".

E agora? Será que a proposta vira lei? E será que, virando lei, pega? O que vale a pena discutir, entre outros aspectos, é o seguinte: o fato de aparecer na foto que o photoshop foi utilizado vai resolver “o problema”? A menina vê uma “mulher perfeita” na foto e se sente mal, mas, se aparecer, lá no rodapé, “contém photoshop”, a menina que não tem aquele corpo se sente bem. É isso?

Outra proposta – mais radical – sugere acabar com o uso do programa que retira “imperfeições”. Photoshop proibido! Os mais sarcásticos vão dizer que essa proposta é coisa de gente feia. Os conservadores vão apoiar a medida, afinal de contas, sem photoshop, todas as mulheres serão “decentes”. Fiquei imaginando os comentários feitos diante de um ex-BBB na Playboy: homem: “que bunda!”; mulher: “ali as celulites!”; homem: “que bunda!”; mulher: ali as estrias!”; homem, variando um pouco a análise: “hum, que bunda!”; mulher: “é ruim de num tá com photoshop, hein!”

Faz um tempinho que o ideal de beleza exige uma vida de sacrifícios. Mulheres bonitas devem ser magras, muito magras. Se sentar e fizer dobrinha ou bolinho na barriga, de imediato vêm à mente academia, dieta e lipo. Apareceu bochechuda na foto? Apaga e tira outra, na qual basta prender a respiração para melhorar a pose.

E qual o papel masculino nessa trama? Quando o assunto é ideal de beleza, as mulheres se sentem pressionadas por quem? Não dá para generalizar, por isso falo por mim: a beleza (subjetiva que só ela!) é assaz desejável, deveras agradável! Porém, outros atributos são muito mais interessantes. Inteligência, bom humor e companheirismo, por exemplo, falam mais alto. Garanto! Palavra de quem só “pegou” mulher bonita!

Ou não!

8 comentários:

  1. Proibir é demais também.
    É fato que esse exagero todo no Photoshop e das modelos magras causam um sentimento de desconforto nas mulheres. Acho que elas querem se sentir tão desejadas, como quando elas olham aquilo e se identificam, acham bonito.
    E ainda tem mais, com o corpo das brasileiras 90% daquelas roupas ficam estranhas, tudo é feito para modelo estilo tábua.
    Mas é a mentalidade dessas mulheres que deve mudar. O consumidor mudando, o marketing muda.
    Lembrando que o homem é meramente um figurante nisso tudo... dizem que mulher se arruma para a outra mulher.

    ResponderExcluir
  2. Ô Professor se tu só pegou mulher bonita, não mete essa de inteligência, bom humor e companheirismo...rs, não adianta, o homem só enxerga esses outros "atributos" muito tempo depois, o que importa no início é a beleza mesmo. Mas é claro que as mulheres enxergam muito mais defeito do que os próprios homens que vêem peitão + coxão + bundão!...rs
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. A mulher se VESTE para outra mulher e se DESPE para o homem. É nesse último momento que o bicho pega porque não dá pra botar photoshop na hora. Os homens são exigentes e querem mulheres com corpos esculturais. O homem reage ao que vê! FATO!

    ResponderExcluir
  4. Não acho os homens tão exigentes não, acho as mulheres bem mais. Uma mulher gorda, até pode ser. Mas até onde eu sei, uma gordurinha, uma celulite não faz o homem correr!

    ResponderExcluir
  5. Isso me faz lembrar do aniversário do DJ tubarão na fundição progresso em que umas funkeiras estavam usando microshorts e as celulites delas estavam dando pra ver do segundo andar da casa de shows. Pergunta a um amigo meu que estava do meu lado se ele viu algum furinho !?

    ResponderExcluir
  6. huahauhau!!! divertido esse post.
    Será que vão proibir também as toneladas de maquiagem nos filmes? Ou só foto que faz as meninas se sentirem mal?


    Podíamos pesquisar no Haiti e na África o que as meninas de lá acham.

    ResponderExcluir
  7. Thata, seu amigo deve ter se concentrado na música...

    ResponderExcluir
  8. Quem tem fome tem pressa, tio Xandy!
    Tem post novo, dá uma comentada lá...
    beijos

    ResponderExcluir